Pular para o conteúdo
dados

LGPD: o que é e as boas práticas com a segurança de dados

 

Em um cotidiano em que as pessoas estão cada vez mais conectadas ao ambiente digital, saber como proteger e manipular os dados dos seus clientes, utilizando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é indispensável. 

Por meio das regulamentações dessa lei, é possível evitar que os seus dados, os do seu negócio e os dos clientes sejam vazados ou usados para uma finalidade incorreta.  

Assim, manter a integridade das informações como nome, número de documentos, endereço e outros muitos outros dados é uma obrigação das empresas e dos profissionais que fazem essa coleta.  

Veja a seguir a matéria que a NAVE preparou sobre esse tema! 

O que é LGPD? 

A LGPD é uma lei referente às práticas que envolvem o uso de dados pessoais, sancionada em 2018 e que entrou em vigor no ano de 2020.  

Esse já era um tema debatido nas grandes corporações, mas que se tornou ainda mais importante com a chegada da pandemia, quando houve um avanço tecnológico considerável no Brasil.  

Na prática, essa lei prevê que os direitos de liberdade e privacidade das pessoas, em relação aos seus dados, sejam mantidos.  

Ao fazer o cadastro de um cliente, por exemplo, em que são colhidas diversas informações, a empresa ou profissional precisa assegurar que esses dados estejam seguros e que sejam usados especificamente para o fim que a pessoa buscou. 

Com isso, o profissional deve deixar esclarecido quais serão os dados colhidos e onde essas informações serão utilizadas. Ele também será o responsável em adotar algumas medidas de proteção para evitar que uma pessoa sem autorização tenha acesso a esses dados. [Quebra da Disposição de Texto] 

Quando se aplica a LGPD?  

A Lei Geral de Proteção de Dados é válida para qualquer operação de tratamento realizada por pessoa natural ou por pessoa jurídica, de direito público ou privado.  

Em outras palavras, isso significa que as empresas, e até o Governo, devem seguir as boas práticas quando o assunto é manter a proteção de dados dos brasileiros. 

Além disso, ainda que uma empresa não tenha sede no Brasil, se os dados estiverem localizados aqui, ela também é responsável pela segurança das informações obtidas. 

A Lei difere para cada segmento?  

Independentemente do segmento de atuação do profissional, ele deve se adequar às definições que a LGPD possui se oferece algum produto ou serviço e colete dados de pessoas que estejam no país. 

Todos os segmentos devem definir quais serão as funções dos seus colaboradores em relação a esse tema, capacitar a sua equipe (ou se capacitar) para fazer a coleta de dados de maneira responsável, realizar o mapeamento dessas informações, e por fim, usá-las da forma correta — estando sempre amparado juridicamente.  

O impacto dessa lei para alguns segmentos: 

Apesar de as regulamentações da lei serem iguais para todos os segmentos, alguns deles sentiram mais o impacto da LGPD no seu dia a dia. 

Veja abaixo quais são eles, e como é possível evitar fugir do que é previsto: 

Prestadores de serviços  

Quem atua com a prestação de serviço, em qualquer que seja o nicho, precisa se atentar à Lei Geral de Proteção de Dados e às suas respectivas obrigações.  

Como essas pessoas lidam regularmente com o cadastro de clientes em potencial, ou até mesmo de pessoas que já contrataram os seus serviços, é fundamental saber como armazenar esses dados de maneira correta, especialmente em casos de dados que podem gerar algum tipo de prejuízo para a pessoa exposta.  

Para esses profissionais, o mais recomendado é contar com uma assessoria jurídica que consiga direcioná-los para tomar decisões assertivas, prever crises e garantir que está em dia com suas obrigações. 

Área da Tecnologia da Informação  

A área de TI é uma das que mais lida com informações no seu dia a dia e, por conta disso, deve ter um cuidado redobrado para não sair das conformidades da LGPD. 

Dessa forma, o recomendado é que esses profissionais se preparem muito para lidar com as boas práticas de segurança de dados e sejam estritamente profissionais em relação a essa coleta, evitando sofrer qualquer tipo de sanção.  

Uma boa alternativa é oferecer aos clientes relatórios de prestação de contas ao público, priorizando sempre a transparência no cuidado com os seus dados.  

Além disso, se o volume de dados recebidos por você ou pela sua empresa for muito grande, o recomendado é designar um setor para cuidar dessas questões, ou contar com sistema que faça essa gestão.  

A NAVE se preocupa com os seus dados! 

Agora que você entendeu todos os detalhes sobre a LGPD, saiba que a NAVE também tem o compromisso de cuidar dos seus dados ao realizar uma compra em nosso site. 

Além disso, contamos com o que há de melhor no mercado em relação a desktops e notebooks, seja para sua empresa ou home office, sempre com as últimas atualizações de software e componentes de extrema qualidade, o que favorece o nível de segurança para os usuários. 

Não perca tempo e conheça agora as melhores ofertas que a NAVE preparou para você. Visite a nossa loja e faça um upgrade da sua máquina. 

Aproveite para ficar bem informado ao acessar nosso blog. Nele, você confere as principais novidades que a NAVE traz para você, os novos games do mercado, além de ficar atualizado sobre o mundo da tecnologia. 

Post Anterior Próximo Post

Deixe um Comentário

Por favor, note que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Welcome to our store
Welcome to our store
Welcome to our store