Perguntas frequentes

  • 1. Tenho dúvidas sobre a Temperatura de funcionamento dos Notebooks

    O notebook aquece de forma distinta em seus diversos pontos em função da localização dos componentes como processador, chipset e placa gráfica. Os notebooks NAVE têm um excelente sistema de arrefecimento utilizando inclusive duplos ventiladores para expulsar o ar quente interno. De uma maneira geral, e dependendo de cada ponto, podemos dizer que a temperatura de operação varia entre 30,5º C a 58,5º C. As principais medidas são feitas no processador (CPU) e no processador gráfico (GPU) que atingem temperaturas maiores dependendo do grau de exigência da aplicação sendo executada. Exemplo: Funcionamento normal com o jogo Shadow of the Tomb Raider: Temperatura GPU variando entre 61°C a 67°C; Temperatura CPU na casa do 70°C;

  • 2. Gostaria de saber mais detalhes sobre as Telas dos notebooks NAVE

    Os modelos NAVE Lunar 4v e 5v têm telas padrão:15,6” LCD TFT LED IPS FHD 1920x1080 60Hz, alta definição, Widescreen 16:9, luminance de 250nits, 45% de cobertura de cor NTSC, contraste 700 e resposta de 25ms; O modelo NAVE Estelar têm telas tela 15,6” LCD TFT LED IPS FHD 1920x1080 60Hz, alta definição, Widescreen 16:9. luminance de 300nits, 72% de cobertura de cor NTSC, contraste 800 e resposta de 30ms; O NAVE Supernova tem monitor de 15,6” LCD TFT LED IPS FHD 1920x1080 144Hz, alta definição, Widescreen 16:9. luminance de 300nits, 72% de cobertura de cor NTSC, contraste de 1200 e resposta de 9ms.

  • 3. Quais as Webcam dos notebooks NAVE?

    Os notebooks NAVE utilizam webcam de alta definição de 1.0 Mpixel. Os modelos Entry-Level Lunar 4V e 5V e o High-End Supernova 6Z têm a câmera instalada na parte superior do monitor. No modelo Mainstream Estelar 5X a câmera é instalada na parte inferior do monitor

  • 4.. Quais as marcas dos componentes usadas pela NAVE, como memória, SSD?

    A NAVE é uma fabricante de tecnologia e não uma montadora. Assim, fabricamos os equipamentos e somos os responsáveis pela garantia e assistência técnica. Trabalhamos com componentes importados de primeira qualidade e sempre de última geração e mantemos relacionamento direto com os principais fabricantes do mercado como AMD, Asrock, Gigabyte, Intel, Microsoft, entre outros. Itens como Placas Mãe, memória e SSD são de fabricação própria da NAVE. Placas de vídeos: Usamos GPUs apenas dos principais fabricantes do mercado como Gigabyte, Asus, MSI e Galax elas podem variar em função das condições dos estoques e do mercado.

  • 5. Qual a autonomia das baterias dos notebooks NAVE?

    Os notebooks NAVE têm uma autonomia de bateria de 3 horas em utilização normal de escritório com uma variação de + ou – 10% em função das configurações do equipamento com relação a brilho, contraste, rotação de ventoinhas, etc. Com utilização máxima em jogos ou software gráficos muito pesados, o processador e placa gráfica são exigidos em potência total, assim como os ventiladores atuam em alta rotação. Tudo isso faz com que a autonomia possa cair significativamente, então para estas atividades recomendamos o uso conectado à tomada.

  • 6. Como é a garantia da NAVE, posso fazer upgrade nas máquinas eu mesmo?

    Todas as máquinas NAVE têm garantia de 1 ano e mais de mil pontos de assistência técnica espalhadas pelo Brasil. Para a segurança de nossos clientes, nossa política de garantia é clara e impede a abertura, manutenção e upgrades por pessoas não autorizadas pela NAVE. Assim, caso você venha a ter algum problema e o lacre não tiver sido violado, a responsabilidade é toda nossa. Para upgrades realizados nas assistências técnicas autorizadas, a garantia permanece. Para saber o ponto mais próximo de você, é só clicar no link abaixo: www.navegamer.com.br/assistencia-tecnica.

  • 7. Como posso realizar o download de drivers?

    Se você já efetuou a sua compra e precisa de uma atualização de drive, é só entrar no link abaixo munido do número de série de seu equipamento: https://driver.daten.com.br/drivers Na página principal do site da NAVE você também encontra, no menu inferior a opção SUPORTE – DRIVERS e MANUAIS que também te leva até lá!

  • 8. Como posso realizar o download do Manual completo da minha máquina?

    Na página principal do site da NAVE você também encontra, no menu inferior a opção SUPORTE – DRIVERS e MANUAIS que também te leva até lá!

  • 9. Quem fabrica as placas mãe dos Notebooks?

    A NAVE é uma fabricante de tecnologia e não uma montadora. Assim, fabricamos os equipamentos e somos os responsáveis pela garantia e assistência técnica. Trabalhamos com componentes importados de primeira qualidade e sempre de última geração e mantemos relacionamento direto com os principais fabricantes do mercado como AMD, Asrock, Gigabyte, Intel, Microsoft, entre outros. Itens como Placas Mãe, memória e SSD são de fabricação própria da NAVE. Placas de vídeos: Usamos GPUs apenas dos principais fabricantes do mercado como Gigabyte, Asus, MSI e Galax elas podem variar em função das condições dos estoques e do mercado.

  • 10. Qual a marca das memórias utilizadas nos equipamentos?

    A NAVE é uma fabricante de tecnologia e não uma montadora. Assim, fabricamos os equipamentos e somos os responsáveis pela garantia e assistência técnica. Trabalhamos com componentes importados de primeira qualidade e sempre de última geração e mantemos relacionamento direto com os principais fabricantes do mercado como AMD, Asrock, Gigabyte, Intel, Microsoft, entre outros. Itens como Placas Mãe, memória e SSD são de fabricação própria da NAVE. Placas de vídeos: Usamos GPUs apenas dos principais fabricantes do mercado como Gigabyte, Asus, MSI e Galax elas podem variar em função das condições dos estoques e do mercado.

  • 11. Os Desktops da NAVE possuem placa Wi-Fi?

    Em geral os desktops não usam conexões wifi, pois o wifi está associado ao conceito de mobilidade presentes nos notebooks não nos desktops. Os desktops são maquinas maiores e em geral ficam em um local fixo da casa e usam as portas de conexão de rede via cabo, disponível na placa mãe, para se conectar à internet. As conexões via cabo são inclusive mais rápidas que as conexões wifi. Por este motivo nossos desktops não vêm com placa wifi, no entanto é sempre possível se adicionar uma placa wifi caso o usuário tenha uma necessidade específica

  • 12. Posso comprar peças separadas dos equipamentos?

    A NAVE é uma fabricante de tecnologia e comercializamos apenas computadores acabados e assessórios. Não vendemos peças avulsas.

  • 13. É possível comprar sem o SSD, ou sem HD, ou somente com o HD?

    A máquina deve sair de nossa fábrica com pelo menos um dispositivo de armazenamento de forma que nele esteja instalado o sistema operacional (Windows ou Linux) e que a máquina seja utilizável. No nosso site você encontra as opções de armazenamento disponível para cada modelo. Recomendamos no mínimo um SSD por ser a unidade de armazenamento mais rápida hoje disponível.

  • 14. As caixas dos componentes originais são enviadas junto com o computador?

    A NAVE é uma fabricante de tecnologia e não uma montadora. São modelos de negócios diferentes. Não compramos componentes em caixinhas disponíveis no varejo. Fabricamos os equipamentos e somos os responsáveis pela garantia e assistência técnica. Trabalhamos com componentes importados de primeira qualidade e sempre de última geração e mantemos relacionamento direto com os principais fabricantes do mercado como AMD, Asrock, Gigabyte, Intel, Microsoft, entre outros. Itens como Placas Mãe, memória e SSD são de fabricação própria da NAVE. Placas de vídeos: Usamos GPUs apenas dos principais fabricantes do mercado como Gigabyte, Asus, MSI e Galax e elas podem variar em função das condições dos estoques e do mercado.

  • 15. Qual o cooler que vem no processador de cada máquina?

    Utilizamos Coolers originais AMD e ou INTEL.

  • 16. Vocês fabricam máquinas com water cooler?

    Atualmente os gabinetes que usamos e o fans RGBs utilizados dão conta do recado e não fazemos uso de water cooler.

  • 17. Como controlo o RGB dos coolers que não tem controle remoto, e do cooler traseiro?

    Controle dos FAN para o sincronismo do RGB no painel e via controle remoto estão disponíveis na linha Órbita, Cósmico e Júpiter. No Atmosfera e Urano o FAN da traseira não pode ser sincronizado com o spectrum RGB do frontal. Podendo o spectrum ser controlado no painel.

  • 18. Quantos monitores posso ligar simultaneamente ao notebook ou desktop?

    É possível ligar até três monitores simultaneamente.

  • 19. Qual a melhor saída de vídeo?

    Desktop, para uso geral (HDMI) por ser mais versátil e transmitir também o áudio, e para uso em monitores de alta frequência a Display Port.

  • 20. Quais notebooks recomendados para jogar e streamar?

    Essa é uma pergunta bem complicada, pois vai depender do jogo e da qualidade do stream que você vai querer fazer. A princípio você consegue fazer os dois simultaneamente de forma mais simples com os nossos entry-level Lunar 4v e 5V. O mais recomendado, no entanto, é que você escolha o mainstream Estelar 5X. Agora se você quer ser o “professional master blaster” aí vá de Supernova 6Z

  • 21. Escolhi o equipamento com Sistema Operacional Linux, qual a senha padrão que vem nos computadores?

    Não tem senha.

  • 22. Escolhi o equipamento com Sistema Operacional Linux, qual tecla devo utilizar você para instalar o Windows?

    Não tem uma tecla específica para instalar o sistema, é necessário formatar e instalar o sistema operacional Windows seguindo os procedimentos da Microsft. Depois de instalado o sistema operacional Windows você poderá baixar todos os drivers disponíveis no site da NAVE. Na página principal, no menu inferior você encontra um link chamado DRIVERS e MANUAIS, ou direto no endereço https://driver.daten.com.br/drivers.

  • 23. O notebook supernova 6Z tem monitor de 144Hz. Consigo liga-lo a um monitor externo utilizando esta frequência?

    As saídas de vídeo HDMI e DP do supernova suportam frequências de até 60Hz. Somente a tela é 144Hz.

  • 24. Como faço para melhorar a saída de som do meu notebook NAVE?

    Você pode usar o aplicativo da Sound Blaster disponível no seu notebook para equalizar o som e conseguir uma melhor qualidade sonora.

  • 25. É possível adquirir garantia extra?

    Ainda não trabalhamos com garantia estendida.

  • 26. Quais as formas de pagamento disponíveis?

    Os pagamentos podem ser realizados através dos principais cartões de crédito em até 10x sem juros ou através de boleto bancário com 5% de desconto. Nota 1: O processamento do cartão de crédito em geral é rápido, mas em alguns poucos casos podem levar até 96 horas para ser processado, mesmo aparecendo como confirmado para o cliente. Nota 2: Os boletos tem validade de três dias úteis para serem pagos.

  • 27. Após ter o pagamento aprovado, quantos dias leva para despache do produto?

    Após recebermos a confirmação de pagamento da instituição financeira (Cartão ou banco) o produto é liberado para produção e em 2 a 3 dias segue para entrega. Eventualmente em tempos de pandemia o tempo pode ser ampliado para até 6 dias.

  • 28. É possível alterar a forma de pagamento do pedido após a compra?

    Após a confirmação de compra, não é possível alterar a forma de pagamento.

  • 29. Por que o meu pedido foi cancelado?

    A NAVE se reserva o direito de cancelar o pedido nos seguintes casos: • Usuário com informações cadastrais incorretas ou inválidas • Informações incompatíveis como nome de um, cartão de outro, endereço de um terceiro. • Entregas a serem realizadas em locais fora de áreas de entregas disponibilizadas pelas transportadoras • Possibilidade de fraude ou má-fé ou descumprimento de qualquer das políticas do site, abuso de direitos e/ou demais situações que impliquem em violações de dispositivos legais.

  • 30. Meu pedido foi cancelado e ainda não fui ressarcido.

    Quando o pedido é cancelado, é avisado ineditamente a operadora do cartão que tem a responsabilidade de fazer o crédito. O credito pode ser realizado na próxima fatura do cartão. Para compras realizadas via boleto bancário: o cliente deverá enviar informação de conta corrente para depósito do valor.

  • 31. Por que não consigo utilizar o cupom de desconto?

    Verificar o prazo de validade do cupom e limite de uso (consultar condições da promoção).

  • 32. Quais as modalidades de entrega?

    Trabalhamos com as maiores e melhores transportadoras do Brasil. Consulte a disponibilidade e preço da transportadora no ato da compra.

  • 33. Minha entrega não chegou! E agora?

    Verificar onde o produto está através do código de rastreio e/ou entrar em contato imediatamente através de nossos canais de atendimento.

  • 34. Meu pedido está com endereço incorreto. Como alterar?

    Entrar em contato imediatamente através de nossos canais de atendimento, munido de documentos de identificação e comprovante de residência.

  • 35. Como alterar o endereço de entrega?

    Você pode fazer isso a qualquer momento em em seu de cadastro, dentro do perfil. Caso a compra já tenha sido efetuada entrar em contato imediatamente através de nossos canais de atendimento, munido de documentos de identificação e comprovante de residência.

  • 36. Consigo colocar mais de um endereço de entrega?

    Não é possível colocar mais de um endereço de entrega para o mesmo pedido.

  • 37. Não recebi o link de rastreio do produto no meu e-mail. Como Consigo?

    Verifique primeiro se o email não foi para a caixa de spam, promocional ou lixo. Outra possibilidade é a de o produto ainda não ter sido coletado pela operadora de logística, entrar em contato através de nossos canais de atendimento

  • 38. Recebi o produto errado/faltam itens na minha entrega. Como resolvo?

    Entrar em contato imediatamente através de nossos canais de atendimento para verificação e correção no envio.

  • 39. Meu pedido retornou para o centro de distribuição! E agora?

    Entrar em contato imediatamente através de nossos canais de atendimento e ou empresa de logística.

  • 40. Quero cancelar a minha compra!

    Entrar em contato imediatamente através de nossos canais de atendimento.

  • 41. A embalagem do meu pedido chegou violada!

    Caso o pedido venha violado, recusar o recebimento e informar imediatamente através de nossos canais de atendimento.

  • 42. Entenda as fases de compra (Pendente, Análise, Aprovado, Produção, Expedição, Enviado)

    1. Pendente –aguardando pagamento ou verificação dos dados 2. Análise – o mesmo acima 3. Aprovado pela instituição financeira – irá para produção 4. Produto sendo preparado/fabricado – em fabricação 5. Nota fiscal emitida – preparação da documentação 6. Produto pronto para envio – tudo pronto aguardando coleta 7. Enviado para transportadora – produto e documentação com a transportadora 8. Produto recebido – Chegou em suas mãos

  • 43. Como faço para receber as ofertas da NAVE?

    Cadastre-se em nosso Site/News e acompanhe nossas redes sociais

  • 44. Quero devolver o meu pedido!

    Acesse o link ao lado: https://www.navegamer.com.br/termos E entre em contato com nossa central de atendimento.

  • 45. Este site é realmente seguro?

    Nosso site é 100% seguro, trabalhamos em ambiente criptografado, com tecnologias avançadas em proteção de dados, com um dos melhores sistemas do mundo em proteção contra hackers. Para saber mais acesse; https://www.navegamer.com.br/seguranca-e-privacidade

  • 46. Perdi meu login o que fazer?

    Entrar em contato para deletarmos a conta e o fazer o recadastramento.

  • 47. Esqueci minha senha o que fazer?

    Ao clicar em "entrar", clique no botão "esqueci minha senha". Você deve informar seu e-mail de cadastro e receberá uma mensagem com um link para alterar sua senha. Ao clicar, você será direcionado para uma página segura da NAVE onde poderá cadastrar uma nova senha. Lembre-se de criar uma senha forte, com letras e números!