Pular para o conteúdo
Google

O que são os atalhos “.new” da Google?

Ferramenta fundamental para aqueles que utilizam aplicativos e serviços da empresa Google, os atalhos “.new” vieram para facilitar a vida dos usuários que já não vivem sem recursos como o Google Docs, o Google Agenda e o Google Keep.

O identificador de endereço para sites, lançado pela gigante da internet em 2018, começou trazendo a possibilidade de acessar documentos, planilhas e slides diretamente na barra de endereços do seu navegador, incluindo apenas os atalhos com o final “.new”. Atualmente, o recurso está disponível para a maioria dos recursos da Google, ou seja, para criar um novo evento no seu calendário basta digitar “cal.new” em seu navegador. 

Recentemente, a empresa liberou o domínio “.new” para algumas companhias selecionadas, como Spotify, Canva e Medium. Mas, a partir de 2 de dezembro de 2019, a funcionalidade estará disponível para todas as empresas que desejam criar atalhos para seus próprios recursos online.

Anunciado pelo vice-diretor de informação da Google, Ben Fried, a liberação do domínio tornará possível acessar e editar produtos e serviços de todas as empresas que solicitarem a funcionalidade até 14 de janeiro de 2020. Como já fazemos hoje com os recursos Google, a edição de tarefas online poderá ser feita diretamente pela barra de endereços do navegador, simplificando o acesso à aplicativos e serviços de outras companhias.

Os atalhos já tornam possível aos usuários criar e compartilhar novas playlists do Spotify digitando “playlist.new” em seu navegador, assim como criar novos designs pelo Canva através do “canva.new” e desenvolver novas histórias ou matérias com facilidade digitando “story.new” com o Medium. Tudo isso sem a necessidade de acessar os respectivos aplicativos. Outras empresas como o Bitly já testaram a funcionalidade e criaram seus atalhos, somando 10 novos domínios “.new” anunciados depois da liberação do acesso à companhias parceiras pela Google.

A partir de 2 de dezembro de 2019, a ferramenta não será limitada a empresas, já que qualquer pessoa física também poderá solicitar a utilização do recurso para criar seus próprios atalhos e facilitar o acesso a tarefas online. Em julho de 2020, a funcionalidade estará liberada diretamente, sem a necessidade de fazer um requerimento solicitando acesso à ferramenta. Ainda assim, a criação de qualquer atalho “.new” estará sujeita a políticas especificas da Google.

A navegação direta de um recurso através de uma página da web já possibilita que os usuários otimizem a utilização dos serviços e facilita a criação de novas tarefas e atividades. Agora, com novas companhias aderindo à ferramenta, uma infinidade de possibilidades estarão disponíveis, dependendo apenas de um atalho digitado na barra de endereços do seu navegador. 

Post Anterior Próximo Post

Deixe um Comentário

Por favor, note que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Welcome to our store
Welcome to our store
Welcome to our store